

Há quem diga que atualmente, com diversas modalidades de esportes e aulas de academia da moda, a yoga não tem vez para aqueles que buscam melhorias no corpo. Porém, percebe-se que cada vez mais busca-se um exercício que não cuidará apenas da saúde física, mas também da saúde mental. A yoga, quando relacionada à boa alimentação e hábitos saudáveis, pode ser a base para a conquista da boa forma, auxiliando na perda de peso e possibilitando a definição corporal sem desenvolver o aumento do volume da massa muscular, como no caso da musculação.
Levantamento de peso e exercícios cardiovasculares eram prioridades na rotina da engenheira Priscila Duarte. Durante muitos anos, Priscila se dedicou à academia para perder peso, e, após atingir sua meta percebeu que faltava algo: melhorar postura e flexibilidade. Com a prática da yoga, a engenheira percebeu seus músculos mais fortalecidos e flexíveis, sua postura ficou mais alongada e o equilíbrio corporal se fez presente. Outra coisa que eu nunca ia imaginar que a yoga ia fazer por mim, era me livrar da TPM, nunca mais tive crises depois de me dedicar à yoga, comenta Priscila.
Após assistir uma aula do instrutor Antônio Costa, é possível perceber os alunos satisfeitos com os movimentos realizados durante uma hora de exercícios e meditação. O instrutor pega pesado nos exercícios de equilíbrio e na realização de posturas que apenas alunos mais avançados conseguem acompanhar. “Quando o aluno chega para a primeira aula fica muito preocupado em fazer os movimentos corretamente, claro que é importante, mas o que eu insisto com meus alunos é para que desenvolvam a concentração. É o desenvolvimento da concentração que vai beneficiar o sistema nervoso e afastar o estresse”, afirma Antônio.
Com a prática regular da yoga, é possível perceber a melhora na resistência física e no funcionamento de sistemas imunológico, digestivo, reprodutor e excretor. Antônio conta que as posturas mexem muito com o centro do nosso corpo, e, associadas à respiração fazem com que nossos órgãos que estão praticamente todos localizados nessa região, sejam mais irrigados pelo sangue e oxigênio, auxiliando na saúde corporal.
A sensação de bem-estar promovida pela meditação da aula pode contribuir para que os hormônios sejam regulados, influenciando diretamente na causa da insônia. Ariane Dias, publicitária, conta que por muito tempo sofreu com a falta de sono. Por não gostar de tomar remédios, decidiu buscar ajuda na yoga por indicação de uma amiga. “Eu estava em uma fase de muito trabalho e precisava relaxar, foi pela meditação e técnicas de respiração que eu encontrei o equilíbrio para conseguir descansar o meu corpo”, conta Ariane.
Qualquer pessoa pode praticar a yoga, desde que não tenha restrições médicas. É um hábito que elevará a autoestima, capaz de fazer com que tenhamos um melhor aproveitamento corporal, trazendo qualidade de vida.